ASSERTIVIDADE A SEU FAVOR

Se buscarmos palavras que possam nos ajudar a definir a assertividade, com certeza encontraremos expressões como: afirmativo, positivo, verdadeiro, seguro, direto, decisivo, autoconfiante, pró-ativo. Ser assertivo significa expor suas ideias e posicionamentos, mas de forma respeitosa quanto à opinião do outro. Não significa, contudo, estar certo em suas posições, mas ter a firmeza e autoconfiança para expor suas convicções e crenças pessoais.

É muito importante não confundir assertividade com desabafo, explosão emocional ou desrespeito pela opinião alheia. A assertividade exercida de maneira equivocada facilmente acaba assumindo caminhos tortos e a mensagem pode ser mal interpretada. A credibilidade e o respeito que um indivíduo pode alcançar sendo assertivo deriva diretamente do caminho escolhido para se expressar. Com base nisso, quero deixar aqui algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento pessoal da assertividade:

  1. Use o tom de voz firme, mas que não expresse grosseira para com o outro. Existe uma linha tênue entre esses dois lados. Muito cuidado para não errar o tom.0000
  2. Procure expor seus argumentos de forma clara, com um seqüenciamento de forma clara, com um seqüenciamento lógico que permita ao seu ouvinte um claro entendimento que do você quer expor.
  3. Escolha o momento adequado para expor suas ideias. Ser assertivo não significa dizer o que pensa a qualquer momento. A ciência do acerto envolve também saber escolher quando externar seus posicionamentos.
  4. Ser assertivo é, também, saber ouvir a opinião dos outros. Ouça o outro e saiba agradar seu momento de argumentar.
  5. Mantenha o equilíbrio emocional durante o processo de comunicação. A emoção em desequilíbrio cria uma enorme barreira par a comunicação efetiva e pode transformar uma pretensa assertividade em desabafo emocional carregado de distorções.
  6. Controle sua ansiedade. Ela atua de forma negativa na assertividade, reduzindo ou removendo sua capacidade de ponderar adequadamente suas ideias no momento adequado e na medida certa.
  7. Desenvolva seu senso de percepção das situações que se colocam diante de você, permitindo-se avaliar cuidadosamente cada uma delas e encontrar o melhor caminho a trilhar para uma comunicação efetiva e assertiva.
  8. Saiba que nem sempre você irá “ganhar”, no sentindo de convencer o outro de seus argumentos. Ser o outro de seus argumentos. Ser convencido pelos argumentos de outro pode ser uma forma saudável de exercer a comunicação com inteligência. É importante reconhecer que você pode ser assertivo, mas sem ser o “senhor de toda verdade”. Sempre se pode aprender muito com o outro.
  9. Desenvolver a habilidade de ser assertivo é uma competência essencial para o sucesso no trabalho. Para isso, pratique cuidadosamente, todos os dias, o desenvolvimento dessa competência.
  10. Procure sempre fazer uma autocrítica sobre a forma como você vem se comunicando com as pessoas, procurando reconhecer e descobrir, cada vez mais, melhores caminhos para alcançar o objetivo de ser assertivo.

É importante assinalar que nem sempre será possível expressar sua assertividade. Irão ocorrer momentos em que o bom senso pede que você se contenha e deixe para expressar suas ideias em outro instante, mais propício para o sucesso dos resultados. Além disso, é preciso lembrar que, em toda comunicação, a cordialidade, a gentileza e o respeito devem estar presentes, dando a tônica da interação entre as pessoas, de forma assertiva, mas equilibrada e com sabedoria. Para finalizar, deixo aqui a citação do escritor inglês Peter Ustinov: “Comunicação é a arte de ser entendido”.

 

Texto de Marcia Campiolo publicado na Revista DOC, ano 8, número 48. http://www.doccontent.com.br

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