VENCENDO O DESEMPREGO NA CRISE

Deus é o único que pode abrir e fechar uma porta de emprego. Ainda que para você esteja tudo ruim, ainda que você não veja uma saída para seus problemas atuais, não desanime e tenha fé naquilo que você não vê. O nosso Deus é soberano e está pronto para fazer grandes coisas em sua vida.

Atualmente vivemos uma situação econômica e social em crise. O desemprego já atinge mais de 9,1 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE. Especialistas preveem que a taxa de desemprego vai continuar subindo. A tendência é de que o emprego com carteira assinada caia bastante neste ano de 2016.

Mas a crise não é novidade. De tempos em tempos o País vive uma situação de crise econômica. O Prof. Noélio Duarte, em seu livro “O incrível poder da motivação”, diz: “Comentários do tipo ‘a crise está afetando a todos…!’ fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e geralmente são usados como argumento para justificar a falta de novos projetos, ideias, serviços e até produtos… Mas desde que o mundo é mundo crises estão presentes. Elas são cíclicas e não se ausentam nunca. A cada cinco anos, aproximadamente, uma nova crise abala o mundo, afetando todos os tipos de negócios. (…) As crises vêm e vão com a mesma velocidade. Porém, o que verdadeiramente impede o crescimento e as vitórias pessoais não são as crises externas, mas as barreiras internas. Estas, sim, além de ameaçadoras, são contagiosas e destrutivas.

E então? O que fazer para mudar esta situação?

  • Todo problema gera uma oportunidade – É muito bom estar na Zona de Conforto e em um ambiente estável. No entanto, não temos controle sobre o que acontece no país e no mundo, logo, as crises sempre virão e só vão se destacar aqueles que souberem aproveitar as oportunidades que aparecem no meio delas.
  • Tenha fé – Prosperar no deserto da crise requer que você tenha muita fé. Muitos não resistem e passam a não encontrar razão para acordar pela manhã. Entram numa lamúria e mergulham no mar da depressão. A crise é perfeita para mostrar suas verdadeiras habilidades, competências e criatividade.
  • Mude sua mentalidade – Pare de ficar fazendo comparações! Tudo muda: o mercado, a economia, a realidade, então, é preciso compreender as mudanças, reprogramar sua visão e compreensão da realidade e olhar para frente. Não fique fazendo comparações com o passado, quando o dólar ainda custava 1,56. Isso é coisa do passado e agora é necessário que você compreenda a nova realidade.
  • Prepare-se! – Nesse tempo de crise as pessoas precisam se preparar muito mais. Aproveite o tempo livre e estude. Há muitas oportunidades de educação a custo zero, ou de baixo custo. As melhores Universidades do mundo inteiro disponibiliza conhecimento gratuito e com certificação. Instituições do governo, disponibiliza cursos dos mais diversos níveis, gratuitamente. Pesquise. Informe-se. Não pare de estudar.
  • Afaste-se do mal – Afaste-se de pessoas que dizem que você não vai conseguir. Tem pessoas que nos influencia negativamente, que tem habilidade de tirar a nossa esperança e nos fazer achar que não tem mais jeito. Pessoas que querem destruir nossos sonhos, nossos projetos. Foco no alvo! Reposicione sua mentalidade e esteja atento as novas oportunidades. Lute pelo seu objetivo, não dê atenção a quem quer comemorar a sua derrota e selecione bem quem estará ao seu lado.
  • Junte-se a pessoas de bem – No contrário, junte-se com pessoas que agregam valor positivo para sua vida. Pessoas que possam te orientar. Pessoas que torcem por você. Há muitas coisas em nós, que não percebemos e estas pessoas têm a habilidade de descobrir o quanto somos competentes e especiais.
  • Observe quem está tendo sucesso – Identifique pessoas que estão tendo sucesso em meio a crise. O que elas fazem? Quais são suas táticas? Como lidam com o mercado? Procure aprender lições com estas pessoas.
  • Não fique ansioso – Está desempregado a muito tempo? Seu dinheiro está acabando? Deus não te quer ansioso. A ansiedade cobre os seus olhos e não deixa que você veja o futuro que Deus planeja pra você. Deposite sua ansiedade aos pés da Cruz e confie verdadeiramente no Senhor.
  • Pare de panfletar seu currículo – O currículo tem como único objetivo, fazer com que o recrutador marque a entrevista. Enviar currículo aleatoriamente para qualquer pessoa, para qualquer empresa, para qualquer lista de e-mails, não gera resultado. Seja estratégico. Defina seus objetivos. Busque diretamente a empresa. Vejo muitas pessoas correndo atrás de vagas na internet o tempo todo e não fazem outra coisa a não ser aquilo. A maior parte das vagas que são divulgadas na internet já foi preenchida ou são vagas falsas. Deste modo, procure diretamente as empresas no qual gostaria de trabalhar e veja qual a melhor maneira de seu currículo chegar na mão da pessoa certa.
  • Crie uma boa rede de relacionamentos – Mentores de carreira costumam dizer que uma boa rede de relacionamentos é peça-chave para conseguir um novo emprego. Mas ela também é útil para que você leve seus projetos adiante, para que você avance com suas ideias. Aproveite situações que te leve a conhecer pessoas importantes para sua vida, como eventos, palestras, cursos, confraternizações. Se faça presente! Fale sobre seus interesses e busque pessoas que compartilham das mesmas ideias.
  • Aprenda a utilizar as ferramentas de sua rede social a seu favor – Aprenda a utilizar o Facebook e o Linkedin de forma que te valorize como pessoa e como profissional. Pense bem no que você escreve, nas fotos que você posta e o que você compartilha. Em ambas as redes, há grupos que estão ligados a seus interesses. Isso pode ser uma porta de entrada para as novas oportunidades.

A crise é um ambiente perfeito para pessoas determinadas e destemidas, para pessoas que não desanimam diante das adversidades e desejam mudar de vida e proporcionar uma vida de bênçãos para sua família, apesar de todas as dificuldades. Pessoas que se fazem de coitadinhas e de vítimas, sofrem muito mais com a crise e estão sempre prontos a encontrar um culpado. É na crise que conhecemos quem as pessoas realmente são.

Portanto, não importa o cenário. Creia que é possível crescer durante a crise. Mantenha uma mentalidade positiva e saiba posicionar seus projetos com inteligência. A Palavra de Deus diz que: “A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória”. (II Coríntios 4:17). Mantenha os olhos voltados para as coisas que não se vê. As coisas que não vemos são eternas, assim como as Promessas do Senhor na sua vida.

 

 

 

AUTOR: Daniela de Oliveira atua a 15 anos desenvolvendo projetos de Treinamento e Consultoria em Gestão. Especialista e Recursos Humanos pela FGV. Instrutora e palestrante, com foco em metodologia comportamental.

Anúncios

2 comentários sobre “VENCENDO O DESEMPREGO NA CRISE

  1. Andressa da Silveira Boeira disse:

    Nossa o que dizer desse artigo simplesmente maravilhoso.Parece que voce leu meus pensamentos prof°Daniela, pois eu andava exatamente assim desanimada, cansada de tudo e de todos.Largando curriculo em qualquer lugar em busca de uma vaga de emprego.
    Até que cheguei a conclusão de que somente com meu ensino médio eu não iria me destacar em lugar algum, então procurei na internet um meio de me profissionalizar mais na area da saude e ainda bem que encontrei seu site pois esta abrindo minha mente para novas possibilidades e me fazendo acreditar o que eu sou CAPAZ sim e com determinação, foco e fé vou conseguir chegar onde desejo.

    Curtir

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s