Como encarar o mundo do trabalho

Não tenha medo – O medo é o sentimento que mais limita as pessoas. Para vencer nesta vida é necessário reconhecer e superar o medo. Do que você tem medo? Medo de fracassar? Medo da mudança? Medo do que os outros pensarão? Esqueça tudo isso. Para vencer a concorrência e fazer a diferença, é preciso assumir os riscos, ousar e desapegar do que é conhecido.

Nada é mais certo do que a mudança. Estamos em constante movimento. É natural se sentir confortável nas situações que lhe são familiares, mas no mundo atual, se você não conseguir se desapegar do que é conhecido, logo logo se tornará um profissional ultrapassado.

Pare de ficar fazendo comparações! É preciso compreender as mudanças, reprogramar sua visão e compreensão da realidade e olhar para frente. Não fique fazendo comparações com o passado, quando o dólar ainda custava 1,56. Isso é coisa do passado e agora é necessário que você compreenda a nova realidade.

Tenha um propósito – Você já parou pra pensar o que você quer fazer da vida? Propósito é algo íntimo, que vem de dentro e não algo que vem de fora. A maioria de nós decide por uma carreira que parece mais promissora, que paga melhor, que dá poder, que dá status, etc. Aprendemos assim. Já vi diversas vezes, alguém perguntar a uma criança: “O que você quer ser quando crescer?”, e a criança responde: “Quero ser professora.” Então este alguém diz: “Esquece isso, professor ganha muito mal e ainda tem que agüentar o filho dos outros.” É uma pena, ouvir isto. Ter a oportunidade de ensinar é algo divino. O que seria de nós, se não fossem os professores?

Pessoas devem escolher, aquilo que os move, o que realmente quer fazer. Afinal, passamos mais tempo da vida, trabalhando. Imagine, trabalhar em algo que não gosta, que o deixa infeliz. Realmente, esta é uma das decisões mais importantes da vida.

Seja Ético – Ética está ligada ao valor. Quais valores você tem? Cada vez mais empresas têm buscado pessoas honestas, responsáveis, tolerantes, pacientes, respeitosas, colaboradoras, justas e confiáveis. Este é um grande diferencial competitivo.

Infelizmente, o que vemos são pessoas que muito defendem os princípios éticos, mas na prática não são. Para alcançar objetivos procuram levar vantagem sobre um colega, usam de suborno para obter facilidades, beneficiam uma pessoa em prejuízo da outra e usa de outros meios ilícitos para obter resultados. A ética, não está da boca pra fora, está no dia a dia, quando você afirma suas atitudes.

Prepare-se! – Em tempos de crise as pessoas precisam se preparar muito mais. Aproveite o tempo livre e estude. Há muitas oportunidades de educação a custo zero, ou de baixo custo. As melhores Universidades do mundo inteiro disponibiliza conhecimento gratuito e com certificação. Instituições do governo, disponibiliza cursos dos mais diversos níveis, gratuitamente. Seja autodidata. Há muito conteúdo de qualidade na Internet. Pesquise. Informe-se. Não pare de estudar.

Afaste-se do mal – Afaste-se de pessoas que dizem que você não vai conseguir. Tem pessoas que nos influencia negativamente, que tem habilidade de tirar a nossa esperança e nos fazer achar que não tem mais jeito. Pessoas que querem destruir nossos sonhos, nossos projetos. Foco no alvo! Reposicione sua mentalidade e esteja atento as novas oportunidades. Lute pelo seu objetivo, não dê atenção a quem quer comemorar a sua derrota e selecione bem quem estará ao seu lado.

No contrário, junte-se com pessoas que agregam valor positivo para sua vida. Pessoas que possam te orientar. Pessoas que torcem por você. Há muitas coisas em nós, que não percebemos e estas pessoas têm a habilidade de descobrir o quanto somos competentes e especiais.

Pare de panfletar seu currículo – O currículo tem como único objetivo, fazer com que o recrutador marque a entrevista. Enviar currículo aleatoriamente para qualquer pessoa, para qualquer empresa, para qualquer lista de e-mails, não gera resultado. Seja estratégico. Defina seus objetivos. Busque diretamente a empresa. Vejo muitas pessoas correndo atrás de vagas na internet o tempo todo e não fazem outra coisa a não ser aquilo. A maior parte das vagas que são divulgadas na internet já foi preenchida ou são vagas falsas. Deste modo, procure diretamente as empresas no qual gostaria de trabalhar e veja qual a melhor maneira de seu currículo chegar na mão da pessoa certa.

Construa uma marca pessoal – Você já ouviu falar em “Personal Branding”? Se ainda não, recomendo que pesquise mais sobre o assunto. “Personal Branding” significa investir de forma estratégica em seu marketing pessoal, ou seja, “vender” a si mesmo. Para criar uma marca pessoal é preciso entender plenamente sobre suas competências, talentos e dons. Desta forma pode-se trabalhar para maximizar estes pontos fortes. É uma tremenda perda de tempo focar em seus pontos fracos. Eles nunca se transformarão em diferenciais competitivos.

Após ter identificados seus pontos fortes, verifique de que forma isto se conecta nas principais mídias sociais. De que forma você comunica estes pontos fortes? Que visão as pessoas têm de você? Seja autêntico. A forma como você se expõe pode influenciar de maneira positiva ou negativa. Já vi pessoas “se queimando” porque não sabem expor suas ideias de forma adequada. Erram no vocabulário e pecam no português e nem se dão conta do estrago que estão fazendo com a própria imagem. O seu principal ativo é a credibilidade. As empresas de hoje querem profissionais verdadeiros e honestos. Use a tecnologia a seu favor, não contra!

Mentores de carreira costumam dizer que uma boa rede de relacionamentos é peça-chave para conseguir um novo emprego. Mas ela também é útil para que você leve seus projetos adiante, para que você avance com suas ideias. Aproveite situações que te leve a conhecer pessoas importantes para sua vida, como eventos, palestras, cursos, confraternizações. Se faça presente! Fale sobre seus interesses e busque pessoas que compartilham das mesmas ideias.

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s