O Sucesso das Empresas está na sua EQUIPE!

As organizações dependem fundamentalmente da atuação das pessoas para ter sucesso, principalmente as empresas de serviço cuja relação direta das pessoas com os clientes afeta de forma significativa o conceito da qualidade percebida por esses clientes.

Assim, devemos reconhecer a real importância das pessoas para a organização e, consequentemente, da importância de sistemas de trabalho e das expectativas que envolvem essas pessoas.

Todo indivíduo como ser social tem suas necessidades, sejam elas econômicas, de auto-realização, status ou, no mínimo, fisiológicas e de segurança. Depende de um emprego e ter um salário é e sempre foi uma necessidade de todos nós.

Conhecer as pessoas é o primeiro passo para se criar um bom ambiente. Comunicar-se também é fundamental para se estabelecer uma boa relação. De nada adiantam as suas ideias se você as mantêm só para si. Quando se trabalha em equipe as ideias devem ser compartilhadas, visando atingir um único objetivo. O crescimento do outro representa o crescimento da equipe. Expresse com clareza seus pensamentos. Traga sugestões, enriqueça com suas experiências.

Esteja atento ao que está acontecendo com os outros. Dê um pouco de si para um membro do grupo que necessite de sua amizade, cordialidade, reconhecimento, respeito, consideração. Esse procedimento auxilia o outro no processo de auto-estima e consequentemente, fortalece os grupos.

Aprenda a ouvir a opinião dos outros, interaja com os companheiros. Estimular um ambiente de troca de ideias construtivas é um excelente exercício para uma produção criativa.

Para que haja em bom relacionamento entre os membros de sua equipe transmita respeito, confiança, disponibilidade, empatia, interesse e responsabilidade.

Administrando problemas pessoais

Faz parte da nossa existência ter que conviver com problemas de saúde, financeiros, de relacionamento e com acidentes de toda ordem. A nossa relação com estes problemas é o que nos define como pessoa.

Problemas foram feitos para serem enfrentados e resolvidos ou minorados, por isso, por piores que sejam, temos que manter uma posição de tranquilidade, até para que eles não se transformem em monstros imbatíveis.

Pessoas que não sabem gerenciar os seus problemas pessoais durante o seu trabalho fatalmente não conseguirão o sucesso é, com isso, terão de mudar de empregos com frequência, sem obter uma especialização adequada para a sua ascensão profissional.

Relações Humanas e o Sucesso Profissional

A forma como o profissional lida com clientes internos e externos será o termômetro que irá medir a sua ascensão profissional. Em todos esses níveis, é muito difícil voltar a ter uma relação amigável após desentendimentos rotineiros.

O sucesso profissional hoje é garantido para quem se compromete com o negócio e com o cliente. Não haverá mais espaço para profissionais que não invistam no relacionamento com as pessoas.

Alguns aspectos importantes

  • Faça sempre uma autoanálise. O autoconhecimento faz reconhecer suas próprias falhas e corrigi-las.
  • Em pequenos desentendimentos procure ceder. Não leva a nada ficar discutindo problemas. Quem realmente se preocupa com o cliente, não tem tempo para isso. Evite assuntos polêmicos que só levam a discussões desenfreadas.
  • Palavras têm um poder avassalador. Preste muita atenção com o que fala. Palavras ferem muito mais do que qualquer coisa. Diante de um problema reflita e aja com sabedoria.
  • Aprenda a valorizar o próximo. Todos temos habilidades. Estimule-as.
  • Problemas devem ser resolvidos rapidamente. O protelador demonstra insensibilidade, ociosidade e negligência junto ao que espera a empresa, este rapidamente é eliminado, pois empresas querem profissionais trabalhadores e zelosos.
  • O bom relacionamento e a produtividade só trazem benefícios: Ascensão profissional, respeito e valorização.
  • É importante tratar os colegas com formalidade. Os médicos, sempre devem ser chamados de Doutor. Faça uso do senhor (a). Chame pelo nome. Evite apelidos e diminutivos. Informalidades transmitem uma impressão negativa para o cliente, fazendo-os cair no descrédito quanto à seriedade do negócio.
Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s