O TRABALHO EM EQUIPE EM PROL DO CLIENTE

A qualidade só é conseguida através do trabalho desenvolvido pela equipe. Uma equipe de trabalho é composta por todos os funcionários – sejam eles da mesma área ou de departamentos diferentes – que formam a corrente de atendimento. Todos trabalham juntos em busca de um único fim: a satisfação plena do cliente.

Como integrante da equipe, todas as vezes que você se comunica, você influencia as impressões do cliente sobre a sua empresa. Da mesma forma acontecem muitas coisas “por trás dos bastidores” que, se não forem bem resolvidas entre os colaboradores podem impactar negativamente o nível de atendimento prestado ao cliente.

Para conquistar a fidelidade do cliente, você precisa procurar maneiras para fazer com que todos os pontos de contato sejam ainda melhores, através do trabalho e da troca de ideias com os outros integrantes da equipe.

Você interage com médicos, enfermeiros, faturamento, internação, etc. e a equipe deve comunicar-se sadiamente, pois o cliente passa por todos esses processos.

Focando no Cliente

Focar no cliente significa ler e entender os sinais que eles passam e responder de forma apropriada. O cliente é sua prioridade número um. Ele está acima de todas as outras tarefas e atribuições.

Quando você foca no cliente, você cria confiança, passa a mensagem de que quer ajudar e também previne ou ameniza algumas situações embaraçosas.

Para focar no cliente, você deve usar uma linguagem corporal positiva, sempre chamar o cliente pelo nome, falar olhando nos olhos; utilizar um tom de voz agradável, ser cortês e, principalmente, fazer uso da escuta ativa.

Além disso transmita confiança, seja empático demonstrando atenção e carinho para com o paciente e esteja sempre disposto a ajudar a prestar um bom serviço.

Escuta Ativa

Você deve usar a escuta ativa para obter informações importantes, entender algo complicado, perceber os sentimentos do cliente e estimular o cliente a contar algo mais.

A escuta ativa é mais do que simplesmente dizer ao cliente que você realmente entendeu o que lhe disse. Como resultado disso, os clientes se sentem melhor quanto você e a empresa.

Quando você age prontamente, demonstra um senso de urgência que faz com que o cliente saiba que suas necessidades são importantes para você. Isso se faz através de ações, tom de voz e também por meio de frases, como: “Deixe-me resolver isso agora mesmo”, ou “Vou fazer tudo que puder”.

Para superar as expectativas dos clientes, é importante não só ouvir, mas também perguntar ao cliente como você e a empresa podem melhorar ou como podem manter tudo funcionando corretamente. Pedir feedback faz com que os clientes sintam que suas ideias e opiniões são valorizadas.

Leia o artigo: Proatividade

Uma empresa com foco no cliente desenvolve sua estrutura a ações estratégicas e operacionais que favoreçam os clientes. Ela considera que a escolha de um serviço está nas mãos de um cliente, portanto, todos os membros da equipe devem estar engajados, trabalhando para sua plena satisfação.

Para ter foco no cliente, é preciso, antes de tudo, definir quem eles são, e a partir daí, criar maneiras de conquistá-los e fidelizá-los.

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