Ouvir o cliente deve gerar satisfação de duplo sentido

Não é fácil a missão de quem precisa ouvir o cliente. Os clientes não sabem identificar o que necessitam: o que eles valorizam parece sempre caminhar para níveis maiores de exigência e, não bastasse isso, o que um cliente valoriza não é o mesmo que outro valoriza.

Ouvir o cliente deve gerar satisfação de duplo sentido, tanto para o próprio cliente, que é, então, atendido mais adequadamente, como para a empresa, que deve, por meio do atendimento prestado, ter lucro garantido e, com isso, sua existência.

O processo de ouvir clientes é um caminho árduo através do qual as empresas devem guiar-se a cada dia com mais afinco. As empresas que melhor se utilizarem das informações vindas de seus clientes serão mais bem-sucedidas; porém, as que melhor souberem interpretar as necessidades declaradas, compilando-as em necessidades reais e entregando soluções que atendam a elas, certamente perdurarão e se desenvolverão positivamente. Em outras palavras, serão as empresas que conseguirão avançar do “foco no cliente” para o “foco do cliente”, porque serão capazes de conhece-los e atende-los da melhor maneira possível – a ideal para cada caso.

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