Caiu de Paraquedas? Conheça as falhas mais comuns dos novos líderes.

Economia passando por mudanças, empresas reduzindo custos, equipes enxutas, muitas empresas resolvem a questão promovendo seus profissionais mais bem avaliados. O que eu percebo, é que muitos destes profissionais não têm preparo adequado para ocupar uma posição de liderança.

O resultado desta falta de experiência e conhecimento é uma gestão muito vulnerável, mais exposta aos riscos e aos erros. Empresas que não investem na qualificação e preparo de seus líderes devem estar preparadas para gastar com os erros deles e a conviver com as falhas.

Conversando com alguns gestores, e líderes que assumiram seus cargos há pouco tempo posso enumerar algumas falhas. Veja abaixo:

  1. Dificuldade em gerenciar pessoas – Posso dizer que este é o problema número um dos novos líderes. É um erro pensar que um bom profissional tecnicamente, pode ser um bom líder. Geralmente lideram pela pressão, colocando em risco o clima organizacional. Para gerenciar pessoas a solução é olhar e ouvir seus subordinados. Tratar a todos com respeito e educação. Cursos e eventos sobre liderança, gestão de pessoas e temas ligados a equipe podem ajudar. Além disso, trocar ideias com outros líderes e uma leitura direcionada, ajuda muito no desenvolvimento profissional.
  2. Uma vida sem propósito – Uma vida com metas é importante em qualquer momento profissional. Se o desejo é ser líder é necessário planejar a trajetória profissional para alcançar o que quer. E este propósito deve estar alinhado com o da organização. E os propósitos da organização devem ser comunicados de forma eficiente aos liderados. Uma equipe que não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum.
  3. Comunicação ruim – Boa comunicação é qualidade essencial para o gestor. O líder é quem comunica para sua equipe a estratégia da empresa e quem falha neste ponto terá problemas de desempenho. É necessário para o líder abrir espaço para seus liderados falem sobre suas ideias.
  4. Assumir aquilo que não pode cumprir – Seja por insegurança ou por querer mostrar mais, este líder de primeira viagem acaba por assumir responsabilidades no qual não consegue cumprir. Aprender a dizer “não”, e fazer um planejamento (para saber se é possível cumprir com aquele compromisso), diminuem os riscos de errar.
  5. Ser solidário demais – Quando o líder não está preparado pode surgir o medo de perder uma amizade, daqueles que antes eram seus pares. Esse medo faz com que eles deixem de fazer cobranças necessárias e quando a empresa pede uma demissão de alguém, eles se sentem mal e podem ficar até doentes. O líder precisa mostrar seus valores e que estes estão alinhados com os da empresa. Deve haver coerência entre aquilo que se diz e suas atitudes.
  6. Dificuldade em dar feedback  É competência do líder explicar aos seus subordinados se o trabalho deles estão de acordo com as expectativas da empresa. Quando isso não acontece, o desempenho da equipe fica comprometido. Acompanhar o trabalho, orientar, dar retorno, fazer avaliação de desempenho, deve ser prioridade na rotina do líder.
  7. Dificuldade em delegar – Novos líderes têm a tendência em querer “abraçar o mundo”. Aprender a priorizar e delegar, deve ser prioridade. A dificuldade em distribuir tarefas, muitas vezes vêm do medo de perder o poder ou o receio de que os outros não farão direito. Estabelecer uma relação de confiança, treinar, qualificar, ajuda o líder neste papel.

Observamos que tempo e treinamento é requisito para que o novo líder tenha sucesso em sua carreira.

Anúncios

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.